Artigos sobre: Financeiro

O que é o reembolso?

Reembolsos


O reembolso é uma forma de reaver o valor do infoproduto adquirido, conforme estipulado pelo Código de Defesa do Consumidor.


Nossa plataforma oferece o direito de reembolso em até 7 dias após a compra.


Se o produtor desejar, poderá dar um prazo maior para o reembolso. Neste caso, o acordo deve ser feito diretamente entre produtor e aluno.


Todas as plataformas digitais seguem a legislação brasileira, que garante ao consumidor o direito de solicitar reembolso dentro do prazo legal de 7 dias, sem precisar justificar o motivo. Ou seja, quando o cliente aciona o pedido de estorno, o processo é automático e deve ser cumprido conforme determina o Código de Defesa do Consumidor.


Aqui na Applyfy, oferecemos uma vantagem importante aos produtores: antes do reembolso ser concluído, vocês têm a oportunidade de conversar com o cliente, entender o motivo da solicitação e até tentar reverter a decisão, algo que muitas plataformas nem permitem. Porém, se o cliente insistir na devolução, ele tem direito garantido por lei, e precisamos cumprir.


Além disso, caso o produtor se recuse a realizar o reembolso, o cliente ainda pode abrir um chargeback diretamente com o banco. Quando isso acontece, a disputa costuma ser favorável ao consumidor, e o valor é estornado automaticamente, sem que a plataforma possa interferir.


Assim que o cliente solicita um chargeback, a contestação entra diretamente no sistema da instituição financeira e, automaticamente, o valor é estornado para ele. Nesse tipo de situação, não há intervenção da plataforma, porque o processo é regido pela própria política dos bancos e pela legislação brasileira — ou seja, infelizmente, não temos como impedir.


É possível tentar contestar o chargeback, sim. Contudo, na prática, as chances de ganho são baixas, porque a lei e as regras das operadoras tendem a favorecer o consumidor nesses casos.


Por isso, sempre reforçamos a importância de atender bem o cliente, tentar resolver previamente e, quando houver solicitação, realizar o reembolso pela plataforma. Isso evita que o caso evolua para um chargeback, que é muito mais prejudicial tanto para o produtor quanto para a plataforma.


Abaixo, você encontra todos os artigos sobre esse tema:


Sou aluno



Sou produtor



Atualizado em: 03/12/2025

Este artigo foi útil?

Compartilhe seu feedback

Cancelar

Obrigado!